Além disso, facilitamos a criação de novas políticas, apoiando a governança climática em nível local, fomentando a criação dos Fóruns Estaduais de Mudança do Clima ou gerando dados e informações de qualidade. O CBC busca apoiar os governos subnacionais e promover o seu protagonismo para frear a crise climática.
Por meio de um eficaz trabalho de Paradiplomacia, estabelece e mantém parcerias, cultiva canais concretos de interlocução e ação com União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos, além de se engajar em interações com algumas das mais importantes entidades internacionais. Tudo isso para permitir avanços concretos na pauta climática em âmbito nacional e internacional.
O Governadores pelo Clima – GPC reúne governos estaduais que apoiam o cumprimento do Acordo de Paris.
A aliança foi criada em 2019 por Alfredo Sirkis para responder à ameaça de retirada do acordo pelo Governo Federal da época. Os governadores envolvidos apresentam inúmeras iniciativas, participam de consórcios para a obtenção de financiamentos internacionais para seus governos, com o apoio da nossa organização em importantes frentes.
Nas eleições de 2022, a coalizão forneceu informações estratégicas e recomendações para todos os candidatos ao executivo estadual do país.
Inicialmente, doze governadores aceitaram participar da coalizão, assinando o documento “Carta de Compromisso dos Governadores pelo Clima”.
Desde 2024, o GPC está com 24 estados signatários (com exceções dos estados de Rondônia e Roraima).
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande é o presidente da coalizão desde sua criação.
Consórcio Brasil Verde
Lançado em novembro 2022 durante a COP27 em Sharm El-Sheik, Egito, o Consórcio Brasil Verde tem como propósito capacitar e articular os governos subnacionais em torno da estruturação e do financiamento de projetos climáticos além de incentivar a implementação de ações de adaptação.
O CBV conta com a participação de 21 estados brasileiros e é presidido pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e Robson Monteiro como Secretário Executivo.
Os seis biomas brasileiros são coordenados e representados por governadores auxiliando no fortalecimento das atuações regionais nas agendas de conservação: